Caros leitores, microempresários, parceiros, colegas e curiosos, antes de tudo, nosso blog é um espaço para discussões saudáveis sobre o mercado de marketing digital e suas praticas, boas ou ruins, mas sempre objetivando a melhoria e o aculturamento do nosso mercado cheio de “sobrinhos” (mas podia ser filho, primo, namorado(a), e por ai vai).

Vi esse post no Linkedin e resolvi compartilhar algumas reflexões minhas, baseadas na experiência deles e nas observações que tenho feito.

Vejam o texto adaptado do post original  e logo após alguns comentários.

grummpy-cat-e-CTAs-nas-redes-sociais

 

Algumas possíveis razões por que isso pode estar acontecendo.

Proprietários de pequenas empresas norte-americanas aumentaram quase em 50% o tempo gasto em redes sociais este ano na esperança de que isso iria trazer mais negócios. No entanto, mais de 60% deles não vê nenhum ROI de seu compromisso para passar mais tempo nas plataformas de mídia social. Estas estatísticas machucam, mas qual seria a razão para isso?

Na busca por respostas a autora, Elena Trifonova, sugere que algumas das razões pode ser o uso indevido de canais de mídia social, ou seja, o uso de ferramentas certas, mas da maneira errada. Então, ela lista alguns conselhos sobre o tema na esperança de que ajudem a aumentar seu ROI.

Você convida o usuário a executar uma ação? – Bem, não!

– Pare de pedir retweets, compartilhamentos, ou “curti” em suas mensagens diárias. Seus fãs, seguidores, networking vai ficar irritado e eles podem até desanimar e removê-lo de suas redes de contatos ou favoritos. Apenas atualize suas redes sociais com informações valiosas, relevantes e interessantes, de modo a incentivá-los a compartilhar com os outros de qualquer maneira.

Você posta atualizações / Tweets a cada cinco minutos? – Bem, não!

– Não é necessário ser hiperativo e atualizar com as informações sem sentido, irrelevantes para seu publico. Publique apenas quando há algo interessante para compartilhar. A gente se irrita com empresas que enchem o seu feed de notícias/timeline até a tampa! A periodicidade varia de segmento para segmento, entretanto certifique-se que o que esta sendo comunicado seja relevante.

Eu ainda diria que:

  • Quando as informações são interessantes, as pessoas vão compartilhar! Pare de implorar por isso com conteúdo pobre!
  • Se você não pôde atualizar suas redes durante um período longo, quando puder atualizar não faça de uma vez só, compartilhando todas aquelas informações de uma vez só! Além de muito chato, provavelmente as pessoas já viram em outro lugar.
  • E se você é um abençoado que CRIA o conteúdo, escolha a hora de divulgar, atualizações de redes durante a madrugada ou tarde da noite, só se for algo urgente, senão espere e procure se informar sobre o melhor horário pra fazer isso.

Repetindo, as dicas acima se aplicam para empresas que buscam clientes e aumento da sua presença online, no caso de uso pessoal, bem… isso fica para uma outra oportunidade!

E agora o mais importante, o que você achou? Concorda? Discorda? Tem alguma dica ou critica?

Fique a vontade para se expressar aqui!