Por Ricardo de Paula – Escale as Mídias sociais

Um artigo muito interessante publicado no site smashingmagazine descreve algumas das melhores práticas e exemplos de páginas de lançamento que contém elementos virais. Mesmo páginas de lançamento simples podem fazer um grande trabalho na divulgação de um produto ou marca, basta que, de alguma forma, despertem o interesse do público.

Abaixo seguem alguns elementos e estilos de páginas de lançamento:

Loop Viral

O loop viral é uma espécie de ”ciclo de compartilhamento” ou “efeito multiplicador”. É um incentivo para que as pessoas compartilhem a novidade com os seus amigos e seguidores.

Forkly

O Forkly foi um dos sites que inovaram a prática de convites virais. Os visitantes que estavam interessados em participar do serviço deixavam seu email em um formulário na landing Page. Uma vez que o usuário clicava no botão “Go”, a página era atualizada e aparecia um link personalizado com instruções para compartilhar com os amigos e seguidores nas redes sociais. Se pelo menos três de seus amigos se cadastrassem por meio do link, então, você teria acesso antecipado ao serviço.

Reservar nome de usuário

Connect.me

A Connect.me é outra start-up que criou uma página de lançamento incrível. A landing page era apenas uma caixa de texto onde o visitante podia entrar com o domínio desejado para sua marca ou seu endereço pessoal. Assim que verificada a disponibilidade, os visitantes eram convidados a se registrar através de suas contas no Twitter e Facebook. Após o registro, uma mensagem era postada automaticamente em uma dessas redes sociais. Essa abordagem simples gerou cerca de 20.000 inscrições em um curto espaço de tempo.

Stealth Start-Ups

O método “stealth” tem se tornado bastante popular. É uma maneira de fazer algo de conhecimento público, sem realmente deixar as pessoas saberem do que se trata.

Hipster

O Hipster é um bom exemplo de uma “stealth start-up”. O site conseguiu reunir 10 mil endereços de email em apenas dois dias após o seu lançamento. Isso aconteceu antes de ninguém saber o que ele fazia. O nome legal e o slogan (“Algo incrível está chegando à São Francisco”) acabou por ser a combinação perfeita. A história foi comentada por blogueiros e pela mídia local. As pessoas queriam saber do que se tratava e deixaram seus endereços de e-mail para serem os primeiros a usar o serviço.

Elementos: nome intrigante, slogan atraente; imagem de fundo adequada; call to action.
Exclusividade

Exclusividade pode ser uma poderosa forma de convencer as pessoas a participar. O sentimento de exclusividade gera certo status e prestígio. O indivíduo passa a se sentir parte do processo (principalmente se for um lançamento).

 

Turntable

O Turntable.fm permite que o usuário brinque de DJ e interaja com outras pessoas numa espécie de festa virtual. A landing page de lançamento dizia: “Se você tem um amigo no Facebook que já na está no Turntable, então, você está dentro!” Isso permitiu que a empresa crescesse organicamente, certificando-se que somente pessoas com interesse real aderissem ao site, além de despertar o desejo e o interesse do público. Para aqueles que não tinham um amigo cadastrado no site, a opção era deixar o endereço de email e fazer parte de uma lista de espera.

Conte uma história, adicione personalidade

Contar uma história é uma poderosa forma de interagir e informar as pessoas sobre seu produto (além do aspecto psicológico). As histórias podem cativar o público, que é exatamente o que influencia a decisão de ação do usuário.

Evertale

Evertale é um aplicativo para Android que automaticamente cria scrapbooks para momentos de sua vida. Os criadores explicam isso muito visualmente à medida que os visitantes navegam através de um mapa, e quando chegam ao final da página o usuário vê um formulário onde pode deixar seus dados. Confira, a launch page ainda está no ar.

.
Conteúdo Viral

Outra estratégia para ganhar atenção antes do lançamento é criar conteúdo viral. Este poderia ser qualquer coisa que as pessoas queiram consumir e compartilhar.

Visual.ly

A Visual.ly espalhou um vídeo que traz uma visão geral sobre seu negócio juntamente com a sua ”Coming soon” page. O vídeo foi bem feito e força as pessoas a olharem para o assunto de forma diferente, revertendo uma ideia existente.
Páginas básicas

Segundo a Wikipédia, Opt-In corresponde ao conjunto de regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só são enviadas para aqueles que expressem, prévia e explicitamente, o seu consentimento. Desta forma uma mesma mensagem é enviada para todos os indivíduos que concordaram ou que manifestaram interesse em receberem informações sobre um produto ou serviço de uma empresa ou organização.

Stripe

A página de lançamento desse site é seguida por uma chamada simples e minimalista que destaca o serviço prestado pela empresa e convida os visitantes a se cadastrarem e receber notificações.

Elementos: slogan; formulário de notificação; chamada para a ação; Twitter.

VaultPress

A ValutPress é um serviço de backup para blogueiros que usam o WordPress. Em sua landing page, os visitantes se deparavam com um formulário que coletava os dados necessários para um primeiro contato com os clientes em potencial e criava um senso de exclusividade, já que era a versão beta da aplicativo e nem todos podiam aderir imediatamente.

Elementos: explicação em detalhes; formulário de cadastro integrado.

Sumazi

Em vez de focar no produto em si, a Sumazi tentou levar os visitantes a segui-los em seus perfis sociais e compartilhar a novidade com seus contatos. O registro era feito através do Facebook exclusivamente. Uma tentativa de adicionar um pequeno loop viral nessa página de lançamento.

Elementos: integração com redes sociais.forkly_landingconnect_me_landing