Nas minhas pesquisas e estudos sobre produtividade já me esbarrei com uma porrada de soluções e teorias, mas o que vale mesmo é a VONTADE de melhorar, de produzir melhor, de organizar o que deve ser feito, da melhor forma a dar prioridade ao que é mais importante e necessário para se alcançar os resultados desejados. Isto é um primeiro passo para sair do automatismo que nos toma conta no dia-a-dia. Afinal, bom senso quando aliado a uma overdose de persistência produzem resultados e mesmo que ainda não sejam o que se quer, não se deve acreditar em fracasso e sim em constante aprimoramento. Aos que não sabem aonde querem chegar, qualquer resultado está ótimo, mas sem propósito uma hora a dona Vida se encarrega de dar um chute para acordar! 

Identificar claramente alguns de nossos hábitos é importante para traçar e buscar alcançar os objetivos, desde que estejam devidamente definidos, o que exige dedicação para reservar um tempo para defini-los e olhar para dentro com foco em reconhecer as forças e fraquezas que podemos melhorar e ajudar aos outros a fazer o mesmo. Existem muito bons livros para desenvolver estas áreas, mas indico particularmente, “O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios (http://goo.gl/HnL2CV)” e “A Tríade do  Tempo (http://goo.gl/GRlC0b)”. Não digo para planejarmos TUDO, a causalidade é bem vinda, mas coisas importantes são prioritárias. 

Quanto a soluções de software para produtividade e controle de tarefas, existem centenas no mercado, mas o que conta mesmo é a disciplina em usá-las. De nada adianta um Smartphone/desktop carregado de aplicativos se perdemos compromissos e datas como uma reunião, um almoço ou uma importante decisão que deve ser tomada com data especificada? Quando chega o dia X bate a frustação, desespero, raiva porque simplesmente não programamos nosso cérebro a decidir que aquilo é IMPORTANTE e pronto! Deve ser feito. 

Entre as soluções gratuitas fico com o http://trello.com e no caso de pagas opto pela suite http://basecamp.com. Temos ainda a disposição e para diferentes sabores: WUNDERLIST, DASHLANE e DAYONE, etc. Diante de toda esta carta de opções ainda temos a solução mais cara e avançada  tecnologicamente: Papel, caneta e POST IT ainda fazem muito para quem tem VONTADE de mudar, afinal mais do que nunca está tudo a mão e devemos aproveitar e nos APERFEIÇOAR enquanto temos fôlego e paciência para isto.

No mais, um final de semana maravilhoso a todos! Contem comigo sempre que precisarem de algo em produtividade, gerência de tempo e eficácia. Mesmo que não seja para nada disto, podem contar comigo também.

Weberson Alves | Designer e curioso | Atua na gerência de projetos da IWS.