Estratégia de Marketing de Busca

Estratégia de Marketing de Busca

Estratégia de Marketing de Busca

Uma estratégia de marketing de buscas bem sucedida inicia e termina com a correta compreensão dos seus consumidores e com a conexão das suas demandas aos objetivos do seu site. Quando estão online eles buscam por informações, respostas às suas perguntas e soluções para os seus problemas. A sua estratégia deve estar sempre relacionada aos anseios do seu público, convertendo visitantes em consumidores.

Trabalhando focado em objetivos. A sua estratégia de marketing de buscas precisa estar afinada com a sua estratégia de negócios. O objetivo do seu SEO não deve ser apenas a busca das melhores posições nos resultados de busca mas a atração de visitantes qualificados ao seu website. O PPC funciona porque é o consumidor quem dirige todo o processo ao digitar uma palavra-chave.

Estratégia ou tática

Entender a diferença entre estratégia e tática é fundamental ao seu marketing de buscas. Um arsenal de táticas não é o mesmo que um pensamento estratégico bem construído.

Mais ainda, estratégia não é o mesmo que objetivos mas eles estão conectados. O seu objetivo pode ser a venda de produtos online, a captura dados de consumidores para utilizá-los como oportunidades de vendas, a coleta dados para outra atividade de marketing ou fazer com que os consumidores façam o download de algum arquivo.

Qualquer que seja o seu objetivo, você precisa aumentar os seus lucros. Uma vez estabelecido o objetivo, você precisa definir a estratégia para alcança-lo. Atingir objetivos é muito mais fácil com uma estratégia bem alinhada.

Qual estratégia eu deveria utilizar?

A sua estratégia de marketing de busca vai depender de seus objetivos. Se o seu objetivo é a construção de um database então ela deve envolver visibilidade máxima nos resultados de busca e a oferta de conteúdo restrito em troca dos dados de contato do visitante. Se o seu objetivo é a redução dos custos por venda, uma estratégia diferente deve ser empregada. Sua estratégia precisa levar em consideração as palavras-chave e frases utilizadas pelos seus prospects no momento das compras e como você vai levá-los à sua página de conversão.

Pesquisa por Palavras-Chave

“O quão melhor o meu site deve estar posicionado nas páginas de resultado de busca do Google?” A pergunta não faz sentido a menos que você especifique as palavras-chave para as quais o seu site deve ranquear.

A seleção de palavras-chave é o primeiro passo uma vez a estratégia de marketing de busca estabelecida, ela fornece o alicerce para todos os outros serviços. A determinação das palavras-chave deve estar intimamente ligada à sua estratégia de negócios.

Ao selecionar palavras-chave devemos levar em conta alguns fatores:

  • O volume de buscas para aquela palavra;
  • A dificuldade e a competição naquela palavra;
  • O quão importante para o seu próprio negócio é a palavra-chave;
  • O potencial de conversão daquela palavra-chave.

O potencial de conversão da palavra-chave refere-se a quanto ela é eficaz na entrega de consumidores (não apenas visitantes). A seleção de palavras-chave é em parte ciência, em parte arte. Ela envolve análises estatísticas e matemáticas e o instinto criativo do profissional de marketing. A mais óbvia das palavras-chave pode trazer grande volume de tráfego mas palavras-chave de cauda longa sempre trazem sempre altas taxas de conversão. A utilização de algumas das melhores ferramentas do mundo de pesquisa de palavras-chave possibilita-nos o acesso a bilhões de palavras-chave e aos dados históricos dos seus volumes de buscas. Assim, nós podemos resolver rapidamente a sua dificuldade em encontrar termos de SEO e obter competitividade em PPC e, em consequência, otimizar a estrutura das suas campanhas.